top of page

Entrevistando ... David Araújo


Quem é o David?


DA: Chamo-me David Araújo, tenho 23 anos, moro em Montijo e sou Personal Trainer, YouTuber e Public Speaker.


Sempre te viste como alguém capaz de ter um futuro no mundo do fitness?


DA: Sempre! Desde muito cedo que comecei a visualizar aquilo que queria para o meu futuro e rapidamente encontrei o meu propósito no Mundo: Inspirar milhões de pessoas para um estilo de vida mais saudável. Estabeleci metas a curto, médio e longo prazo. Escrevi notas em locais estratégicos, onde olhava (e ainda olho) todos os dias, e mesmo sem me aperceber, estava a programar a minha mente. Fui desenvolvendo rotinas, hábitos e atitudes que me fizessem chegar exatamente onde queria. Comecei por acreditar vivamente nos meus sonhos, depois passei essa mensagem para os amigos e familiares mais próximos, até que hoje, dou por mim a motivar multidões, seja em programas de TV, em seminários para os quais sou convidado ou, simplesmente, através dos meus vídeos do YouTube. Mas sinto que sou capaz de trazer algo de bom para as pessoas, uma mensagem forte, contagiante e capaz de fazê-las lutar pelos seus sonhos.


Com que idade começaste a praticar musculação?


DA: Pratico desporto desde muito cedo (natação, andebol, equitação…), mas o gosto particular pela musculação começou aos 16 anos.

Se tivesses que escolher a principal dificuldade que sentiste no início quando começaste, qual escolherias?


DA: Mostrar ao mundo que tinha um plano e sabia exatamente onde as minhas decisões e capacidades me iam levar.


Quais as tuas referências/ídolos a nível do culturismo?


DA: Antoine Vaillant e Steve Cook, mais do que atletas, eles são persuasores natos, capazes de inspirar milhões.


Contas com apoio da famosa BSN, uma marca de suplementação reputada e, não é habitual um português ter esse privilégio. Como se proporcionou essa parceria?


DA: A BSN conheceu-me através dos meus vídeos do YouTube (este em concreto: https://youtu.be/19K7BdOB1_c), convidaram-me para um casting onde fui submetido a diversas fases de entrevistas (entre a direção nacional e posteriormente internacional)… O foco não era só os pódios alcançados, mas sobretudo a forma como conseguia inspirar todos aqueles que me rodeiam para causas nobres.

Achas que Portugal é um país que aposta no fitness? O que mudavas?


DA: Portugal é um país de audazes guerreiros! Temos um povo capaz de sair por mares nunca antes navegados em busca de um sonho, temos exércitos pequenos capazes de vencer impérios através da sua garra e motivação (Aljubarrota, 1385), temos locais fantásticos, tecnologia de ponta, e acima de tudo esta força de vontade que está nos nossos genes. Muito em breve, encontraremos nomes nacionais ainda mais sonantes em todo o Mundo!


O que mais te fascina nesta área?


DA: A capacidade de que todas as pessoas têm de poder evoluir, ganhar mais longevidade, saúde, bem-estar e, com isso, inspirar todos aqueles que as rodeiam.

Competiste pela primeira vez com que idade? Que resultado obtiveste e em que categoria?


DA: Com 17 anos, no Campeonato Nacional de Juniores Iniciados, era o atleta mais novo em palco e obtive um 5º lugar em 7 atletas. Lembro-me ainda que na altura juntava à minha alimentação, única e exclusivamente, uma proteína de marca branca e um multivitamínico.

Qual a tua opinião acerca da preponderância do fator genética no alcance de determinados resultados a nível físico?


DA: Ela existe! Todos temos uma bênção genética que deve ser explorada, seja para ganhar massa muscular, falar em público ou mesmo para liderar uma multinacional. O importante é encontrarmos essa área da nossa vida e potencializá-la com todas as nossas forças.


Se tivesses que escolher 3 fatores importantes para que um jovem consiga, um dia, chegar a pisar um palco quais escolherias?


DA: Força de vontade, garra e muita, muita, muita motivação.

Acreditas no poder da suplementação ou no poder do seu marketing? Qual o suplemento que consideras essencial numa dieta?


DA: Um bom marketing é tanto ou mais efetivo quanto o fundamento que estiver a ele inerente, como tal, acredito verdadeiramente nos dois. Para mim há dois suplementos essenciais para qualquer atleta: um Multivitamínico completo e uma boa Proteína.


Tens de montar um plano de treino constituído por 5 exercícios que consideres fundamentais. Quais selecionarias?


DA: Os mais compostos: Agachamento, Pullups, Deadlift, Supino e Prensa.


Consideras que, atualmente, os praticantes de musculação têm mais paixão ao desporto em si ou ao corpo que ambicionam ter?


DA: Acredito que é a paixão pelo nosso próprio corpo que nos vincula de forma apaixonada a uma modalidade.

No máximo, quantas calorias já ingeriste numa fase de bulking?


DA: Aproximadamente 6.000 calorias.


O cutting é um processo que gera muitas dúvidas e a forma como se deve fazer ainda não está muito esclarecida, até porque é algo que depende de pessoa para pessoa e de cada objetivo. No entanto, se tivesses que dar um conselho a uma pessoa que se prepara para entrar nessa fase, qual darias?


DA: Ficam 3 conselhos essenciais: https://youtu.be/hgkvEKTpRYc.


Qual consideras ser, de um modo geral, o músculo mais difícil de desenvolver na maioria das pessoas?


DA: Varia muito de pessoa para pessoa e vai depender sempre do foco de cada um. Já vi quem tivesse mais dificuldade de desenvolver os gémeos e nesse caso a prescrição vai no sentido de estruturar um plano de treino mais incisivo nesse músculo, assim como já me deparei com situações em que a atenção deve ser dobrada num músculo como o peitoral. Tudo depende da individualidade biológica e fisiológica de cada pessoa.


Qual consideras ter sido, até hoje, o pico/momento alto da tua carreira enquanto atleta?


DA: Cada dia que passa sinto que estou a atingir patamares mais elevados e ambiciosos, estão a surgir cada vez mais oportunidades dentro de marcas poderosas: desde a cadeia de ginásios com mais sócios do País – Solinca – até uma das melhores marcas de suplementação desportiva do Mundo – BSN. Tudo o que acontece na nossa vida, é o reflexo da nossa mente!

É impossível fugir a este tema. Recentemente, surges num vídeo onde, de certa forma, colocas em causa a palavra de um outro entusiasta do mundo da musculação, Francisco Macau. Qual a razão do vídeo, por que motivo resolveste fazê-lo?



DA: Acho fantástico que as pessoas sejam motivadas por outras, mas sempre com base em motivos verdadeiros, sinceros e nobres. A liderança não se faz apenas aos olhos dos outros, faz-se também, quando ninguém está a ver.


Qual o teu sonho em termos profissionais/competitivos?


DA: A curto/médio pretendo ter a minha própria cadeia de ginásios e inspirar milhões de pessoas através do Canal do YouTube, Palestras e Programas de Televisão para os quais tenho sido convidado.

Se quiseres deixar uma mensagem ao projeto 4POWERFIT.


DA: Já estou neste meio há algum tempo, e se aceitei responder a esta entrevista, foi porque vi o profissionalismo com o qual o mentor do projeto – Rodrigo Silva – preparou e organizou toda a abordagem. Parabéns e continua a lutar pelo teu sonho, o Fitness em Portugal precisa de pessoas como tu!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page