Sabias? #4 Como posso aumentar a vascularização?
No mundo do bodybuilding, o termo vascular refere-se à visibilidade das veias superficiais debaixo da pele. Fisiologicamente falando, estas veias subcutâneas possuem dois propósitos principais:
- Promovem o retorno da corrente sanguínea ao coração;
- Auxiliam na regulação da temperatura corporal.
A sua visibilidade depende de diversos fatores. A percentagem de gordura corporal, a temperatura do corpo e a pressão sanguínea são alguns destes fatores.
Quando a tua percentagem de gordura corporal está acima dos 12%, não irás visualizar muitas veias, uma vez que estas se encontram escondidas, por assim dizer, pela gordura. Quando o teu corpo está quente durante o exercício ou mesmo pelas próprias condições meteorológicas, os teus vasos sanguíneos dilatam de forma a regular a temperatura, neste caso, de modo a diminuí-la. Por outro lado, quando estás com frio, o teu corpo promove a vasoconstrição para conservar a temperatura. É um processo fisiológico normal e conhecido por termorregulação. Quando a tua pressão arterial aumenta durante o exercício, a hiperemia (aumento da quantidade de sangue num determinado tecido) induzida por esse exercício acaba por promover a expansão e dilatação dos vasos, aumentando a sua visibilidade, o tão conhecido efeito pump.
Aqui tens algumas dicas que podem potenciar o aumento da tua vascularização:
- Reduz a tua percentagem de gordura corporal para valores próximos dos 10%;
- Bebe um copo de vinho tinto (Atenção! Um copo, não dois ou mais... estudos científicos comprovam os seus benefícios);
- Utiliza vestuário apertado durante o teu treino (Tal pode ter um efeito de oclusão vascular que potencia a acumulação do fluxo sanguíneo no local e, consequentemente, aumenta o pump muscular e a visibilidade dessas veias. Mas nada de tão apertado assim que te impossibilite os movimentos!)
- Experimenta um estimulador de óxido nítrico;
- Experimenta um spray ou loção termoestimuladora que contenha salicilato de metilo.
Fonte: Men´s Body Sculpting, Nick Evans.