Sabias? #5: Não consigo ganhar peso!
Alguns fatores que determinam o aumento do peso, como a idade, a genética e o somatótipo corporal não estão sob o teu controlo. Tu consegues controlar o treino e a nutrição e estes dois componentes devem ser utilizados de forma específica, própria à construção de massa muscular.
Se o que estás a fazer não está a resultar, tens de repensar o que estás a fazer e tentar uma abordagem diferente. Nutricionalmente falando, não existe segredo, ganhar peso significa obrigatoriamente consumir mais calorias que aquelas que gastas. Para muitas pessoas isto é algo relativamente fácil, para outras nem tanto, mas é algo mandatório se queres aumentar o teu peso e, neste caso, a massa muscular.
Relativamente ao teu plano de treino, tens de o ver como uma espécie de experiência científica em que todos os componentes são levados a sério e, se necessário, remodelados e avaliados: a quantidade de peso, o número de repetições, de séries, a própria seleção dos exercícios, intervalos de descanso, tempo de treino, períodos de recuperação, entre outros. Muitos cometem o erro de continuar o mesmo plano de treino, sem alterações, durante meses. Isso vai culminar numa adaptação corporal à rotina e não te irá trazer qualquer mudança física.
Algo que os iniciantes também têm tendência para esquecer ou simplesmente não sabem é que o aumento de massa muscular é muito promovido pelo exercício dos músculos maiores, como costas, coxas, peito. Muitas das vezes acabam por se entusiasmar em treinar, por exemplo, bíceps por horas, sendo que tal não vai trazer um grande benefício muscular, por assim dizer. Inclusive, existem alguns personal trainers que nem incluem treino de bíceps numa fase inicial.
Sendo assim, aqui ficam algumas dicas de treino para ti, magro iniciante, de forma a maximizares o aumento de massa muscular:
- Não treines mais que 3-4 vezes por semana (evitando o chamado overtraining);
- Tenta completar o teu treino dentro de 1 hora;
- Introduz exercícios complexos como agachamentos, peso morto, supino;
- Levanta o mais pesado que conseguires (mantendo uma ótima forma de movimento, ou seja, não optes por pesos que simplesmente não consigas levantar);
- Não faças demasiado cardio (mas não deixes de o fazer!), 2-3 vezes por semana no máximo durante 10-15 minutos, a uma velocidade moderada.
Fonte: Men´s Body Sculpting, Nick Evans.