top of page

Entrevistando ... Hugo Gaudêncio


Quem é o Hugo?


HG: Sou o Hugo Gaudêncio, tenho 36 anos e sou natural de Lisboa. Completei o ensino secundário no Colégio Militar. Tirei a Licenciatura em Ciências Militares e Aeronáuticas na Academia da Força Aérea. Estive ligado à Força Aérea durante 14 anos. Desempenhei funções de Comandante de Parelha na Aeronave F16. Em 2012 ingressei na TAP Portugal onde atualmente sou piloto na frota A320.

Ser piloto e levar uma vida tão regrada em termos de treino e alimentação parecem realidades completamente opostas. Qual o segredo para toda essa organização?


HG: O segredo para conciliar atividade física e alimentação saudável com a minha profissão é um bom planeamento. Preparo as minhas refeições com a antecedência necessária e "encaixo" os meus treinos no meu tempo livre. Por outro lado, adapto os meus treinos às condições disponíveis. Gosto muito de treinar ao ar livre mas também não dispenso treino com carga em ginásios. Quando possível treino no ginásio Fitness Hut que tem excelentes condições e onde fui recebido de braços abertos.

Em parceria com os ginásios Fitness Hut procuro promover um estilo de vida saudável através da prática desportiva regular. Tenho também uma parceria com a Gimnica que me tem permitido participar em formações destinadas a Personal Trainers mas que estão abertas a quem desejar alargar os seus conhecimentos. Tenho conseguido assim evoluir nos meus treinos.

Procuro também promover hábitos de alimentação saudável tendo estabelecido parcerias de divulgação com a Iswari e a Betulumbio.

Já conheceste diversos países e culturas. Qual foi o que mais te marcou?


HG: O País que mais me surpreendeu foi a Austrália. A Austrália é fantástica a todos os níveis : clima, paisagens e muldura humana. Só é pena ser tão longe!


Dentro do mundo do fitness, o que mais te apaixona?


HG: O que mais gosto no mundo do Fitness é explorar os meus limites. Em cada treino procuro dar o meu melhor. O Fitness está sempre presente na minha vida, nas minhas rotinas. É totalmente abrangente... É necessário treinar, descansar e fazer uma boa alimentação para conseguir resultados. Não tenho objectivos competitivos. O meu único adversário sou eu próprio.

Tens referências/ídolos no meio? Quais?


HG: Dentro do mundo do Fitness tenho como ídolos a Liliana e o Alessandro. Foram eles que me motivaram a participar em provas Mens Phisique e sempre me deram um apoio incondicional. São atletas fantásticos e pessoas maravilhosas.


Já te deparaste com alguma situação caricata em termos das viagens e tentativa de manutenção de uma dieta?


HG: Quando estou fora em vez de ir a restaurantes prefiro ir a supermercados. Em último recurso preparo as minhas refeições com grelhador de placas portátil e um fervedor.

Os convívios sociais estão muito ligados a refeições. Normalmente faço a minha refeição antes e depois desses convívios. Nem sempre é fácil comer saudável fora de casa.


Em termos de horários, em média, dormes quantas horas?


HG: Procuro dormir 8 horas por noite. Por vezes é difícil uma vez que tenho horários muito irregulares. Tanto acordo às duas da manhã como vou trabalhar às oito da noite.


Qual o teu exercício favorito para pernas?


HG: O meu exercício preferido de pernas é o leg press. Faço 5 séries de 15 repetições

Aumento a carga em cada série.

Por vezes, quando não tens tanto tempo acabas por treinar em casa e chegas até a improvisar pesos. Tens alguma situação divertida que te tenha acontecido durante esses treinos e que queiras partilhar?


HG: Quando treino em casa tenho sempre a companhia dos meus cães. Eles associam o meu treino a brincadeira pelo que por vezes é complicado concentrar-me na execução quando os tenho a saltar à minha volta ou a deitarem-se em cima de mim.

Quais as tuas dicas para um abdómen definido?


HG: O meu exercício favorito para o "Core" são as flexões de braços com as pernas elevadas. É um exercício muito completo.

Quais as tuas fontes de proteína, hidratos de carbono e gordura favoritas?


HG: As minhas fontes de proteína são principalmente as carnes de aves grelhadas. Os meus hidratos favoritos são a aveia e a batata doce. Como fontes de gordura dou preferência aos ovos e frutos secos.

De uma forma geral, como é um pequeno-almoço teu típico?


HG: Para o pequeno almoço costumo preparar um Bolo. Os ingredientes para quatro doses são: 4 ovos, 500 gramas de claras, dois scoops de proteína sem sabor, 120g aveia, uma banana, 250g de quark magro, uma colher de chá de óleo de coco, uma colher de sopa de cacau em pó magro e uma colher de sopa de spirulina.

Foste capa da Men´s Health na edição de Julho de 2015. O que te levou a participar, como foi a experiência, o que sentiste?


HG: Encarei a minha participação no concurso da capa da revista mens Health como um desafio pessoal. Motivou me para atingir a minha melhor forma física de sempre. Cheguei a ter apenas 4% de gordura. Foi um processo longo em que aprofundei muito os meus conhecimentos de treino e nutrição. Foi uma experiência muito boa. O concurso está muito bem organizado pelo Pedro, Diretor da revista. Também foi uma oportunidade de conhecer outros atletas que partilham esta mesma paixão.

Qual o teu sonho em termos profissionais?


HG: Em termos profissionais atingi o auge quando estava na Força Aérea. Neste momento quero ser feliz em cada dia. Adoro a minha profissão, ainda mais foi onde encontrei a minha companheira para a vida.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page